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segunda-feira, 23 de maio de 2011

1° documentário.



 Sérgio representando seu grupo e a Daiana coordenando o trabalho
 A professora Icléa de blusa listrada


Primeiro documentário

terça-feira, 10 de maio de 2011










A Saga de um Persistente
Para criticar é preciso conhecer
porque senão ficamos com ideias vagas sem fundamentação .
Como fez Dulce em sua argumentação
Por não conhecer o método de Paulo Freire de alfabetizar.
Resolveu difamar
O que ouviu pela metade
Já que Paulo lutava por igualdade
Através da libertação do homen que se faz
com unificação ,construção.
E não domestificação
Paulo o homem que buscava diálogo e justiça social,
tinha esperanç na transformação.
Encontrou na sua caminhada como educador
muita incompreensão.
Por acreditar ,persistiu nunca deixou de caminhar ,logo não desistiu.
Alunas : Nilce e Caroline
Professora : Icléa Lages


UERJ/FEBF, 04 de maio de 2011

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Segue o link do livro em PDF
[PDF]

Professora sim, Tia não - Emater - Pará

Pedagogia do Oprimido



Segue o link do livro em PDF

[PDF]

Pedagogia do Oprimido

Pedagogia da autonomia

Segue o link do livro em PDF


[PDF]

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

Pedagogia da Esperança

 Segue o link do livro em PDF


[PDF]

Pedagogia da Esperança

Metodo Paulo

Método Paulo Freire


O método Paulo Freire não visa apenas tornar mais rápido e acessível o aprendizado, mas pretende habilitar o aluno a "ler o mundo", na expressão famosa do educador. "Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la)", dizia Freire. A alfabetização é, para o educador, um modo de os desfavorecidos romperem o que chamou de "cultura do silêncio" e transformar a realidade, "como sujeitos da própria história".

Etapas do método:

  1. Etapa de Investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
  2. Etapa de Tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras.
  3. Etapa de Problematização: etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.

O método

  • As palavras geradoras: o processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos. Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e a comunidade, e assim seleciona as palavras que servirão de base para as lições. A quantidade de palavras geradoras pode variar entre 18 a 23 palavras, aproximadamente. Depois de composto o universo das palavras geradoras, apresenta-se elas em cartazes com imagens. Então, nos círculos de cultura inicia-se uma discussão para significá-las na realidade daquela turma.
  • A silabação: uma vez identificadas, cada palavra geradora passa a ser estudada através da divisão silábica, semelhantemente ao método tradicional. Cada sílaba se desdobra em sua respectiva família silábica, com a mudança da vogal. (i.e., BA-BE-BI-BO-BU)
  • As palavras novas: o passo seguinte é a formação de palavras novas. Usando as famílias silábicas agora conhecidas, o grupo forma palavras novas.
  • A conscientização: um ponto fundamental do método é a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.
“Estudar não é um ato de consumir idéias, mas de criá-las e recriá-las.”
FREIRE P.. (1982) Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra (6ª edição), pp. 09-12.

As fases de aplicação do método

Freire propõe a aplicação de seu método nas cinco fases seguintes:
  • 1ª fase: Levantamento do universo vocabular do grupo. Nessa fase ocorrem as interações de aproximação e conhecimento mútuo, bem como a anotação das palavras da linguagem dos membros do grupo, respeitando seu linguajar típico.
  • 2ª fase: Escolha das palavras selecionadas, seguindo os critérios de riqueza fonética, dificuldades fonéticas - numa seqüência gradativa das mais simples para as mais complexas, do comprometimento pragmático da palavra na realidade social, cultural, política do grupo e/ou sua comunidade.
  • 3ª fase: Criação de situações existenciais características do grupo. Trata-se de situações inseridas na realidade local, que devem ser discutidas com o intuito de abrir perspectivas para a análise crítica consciente de problemas locais, regionais e nacionais.
  • 4ª fase: Criação das fichas-roteiro que funcionam como roteiro para os debates, as quais deverão servir como subsídios, sem no entanto seguir uma prescrição rígida.
  • 5ª fase: Criação de fichas de palavras para a decomposição das famílias fonéticas correspondentes às palavras geradoras.
Baseado na experiência de Angicos, onde em 45 dias alfabetizaram-se 300 trabalhadores, João Goulart, presidente na época, chamou Paulo Freire para organizar uma Campanha Nacional de Alfabetização. Essa campanha tinha como objetivo alfabetizar 2 milhões de pessoas, em 20.000 círculos de cultura, e já contava com a participação da comunidade - só no estado da Guanabara (Rio de Janeiro) se inscreveram 6.000 pessoas. Mas com o Golpe de 64 toda essa mobilização social foi reprimida, Paulo Freire foi considerado subversivo, foi preso e depois exilado. Assim, esse projeto foi abortado. Em seu lugar surgiu o MOBRAL, uma iniciativa para a alfabetização, porém, distinta dos ideais freirianos.
“É mais do que um método que alfabetiza, é uma ampla e profunda compreensão da educação que tem como cerne de suas preocupações a natureza política.”
(in:A Voz da Esposa - A Trajetória de Paulo Freire)
 Freire morreu de um ataque cardíaco em 2 de maio de 1997, às 6h53, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a complicações em uma operação de desobstrução de artérias.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Charge sobre o Texto Conflito Ideológico

40 olhares sobre os 40 anos da Pedagogia do oprimido

A professora na próxima aula dará continuidade ao livreto "40 olhares sobre os 40 anos da Pedagogia do Oprimido"

Na  última aula, teve apresentações da proposta colocada pela professora sobre o texto "Conflito Ideológico". E a apresentação desse livro. Quem não tem o livro, pode encontra-lo na internet em PDF aí vai o link:

 

40 olhares sobre os 40 anos da Pedagogia do oprimido



Próxima aula dia 11/05/2011. Terá apresentação do 1º documentário sobre Paulo Freire.
Ficou assim:
11/05 - 1º documentário
18/05 - 2º documentário
25/05 - Apresentação do livro " A importância do Ato de Ler"
01/06 - Apresentação do livro "Professora Sim, Tia Não"